AFINAL O QUE SÃO VALORES
VALOR é tudo aquilo que uma pessoa preza e valoriza, que sustenta sua INTEGRIDADE e serve de CRITÉRIO para suas ESCOLHAS e DECISÕES.
Podemos comparar nossos valores à RAÍZES, porque são nossas raízes que nos sustentam quando somos desafiados. Metaforicamente, imagine uma árvore (você) sofrendo o impacto de um vendaval (um grande desafio, uma provação, uma grande tentação ética). Apesar do seu tronco estar balançando por causa dos fortes ventos, essa árvore (você) não cai, não é arrastada (não cai na tentação), porque o que mantém esta árvore íntegra (você), são suas raízes (seus valores).
Dizemos que uma pessoa é CONSERVADORA, ou RADICAL quando ela CONSERVA SEUS VALORES (suas raízes, daí a expressão radical)
Também cabe comparar os VALORES a um BÚSSOLA, porque sempre que o ser humano faz suas escolhas, são os seus VALORES que servem de CRITÉRIO para orientar o sentido da ESCOLHA CERTA.
VALORES UNIVERSAIS são valores relacionados com a dimensão espacial, que os SERES HUMANOS, de todas as partes do mundo e de todas as culturas, prezam.
Existem valores ABSOLUTOS (metafísicos, transcendentais) e valores RELATIVOS (individuais). Como a VERDADE e o AMOR são valores absolutos, servem de parâmetro de referência para os valores relativos.
APLICAÇÃO PRÁTICA: Veja o exemplo abaixo:
“Imagine que em um leilão de joias de qualidade sejam postos à venda dois cordões dourados, “A” e “B”, aparentemente iguais. Qual dos dois cordões tem maior VALOR?
Como dourado te remete à OURO, como os dois cordões têm o mesmo peso em ouro, do mesmo quilate e feitos pelo mesmo joalheiro, com o mesmo padrão de arte aplicada, esses dois cordões certamente têm o mesmo VALOR ABSOLUTO.
Apesar dos cordões “A” e “B” serem absolutamente iguais, quando o leiloeiro declara e mostra um certificado de que, o cordão “A” pertenceu, por exemplo à uma Rainha, o valor mínimo para aquisição do cordão “A” é 100 vezes maior que o do cordão “B”.
O caso acima exemplifica o conceito de VALOR RELATIVO.
Agora imagine outros dois cordões dourados “C” e “D” aparentemente iguais: O cordão “C” é uma joia de ouro e o cordão “D” é uma bijuteria.
Qual dos dois cordões tem maior valor?
É obvio que o cordão “C” tem um VALOR RELATIVO maior, exatamente porque o cordão “C” é de OURO de VERDADE e o cordão “D” é de “ouro” falso, de mentira.
Lição: Ao analisarmos os exemplos acima concluímos que o atributo determinante do VALOR é a VERDADE contida no objeto em questão.
Alguém que engana o outro vendendo uma bijuteria como se fosse uma joia de verdade, é incapaz de AMAR o próximo. Nesse caso, tanto a bijuteria como seu vendedor são respectivamente objeto e sujeito SEM VALOR.
Para complementar esse artigo, leia A HIERARQUIA DOS VALORES.
Se você gostou, clique em CURTIR e COMPARTILHE. Se quiser, registre sua avaliação, comentário e/ou sugestão. Fazendo isso, você demonstra seu engajamento com o conteúdo e além de ajudar a divulgar a ESCOLA PARA VIDA, você melhora seu posicionamento perante o Google. Agradecemos antecipadamente pelo seu acesso e apoio.
3 comentários